14 DE MARÇO DE 2023

Moção de congratulação da Câmara de Araçariguama aos gestores do programa CID (Centro de Inclusão Digital) pelo excelente trabalho ao longo dos anos.

De autoria do vereador Helton da Van e adesão de todos os demais vereadores foi conferida moção de congratulação aos gestores do (CID) Centro de Inclusão Digital fundado em 28 de novembro de 2003, que oferta cursos profissionalizantes na área de informática e acesso a internet, tendo iniciado seus cursos em fevereiro de 2004.

O trabalho tem como meta a qualidade na preparação de profissionais, sempre amparado nas metas e objetivos da LDBEN9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), de forma a garantir a consolidação de educação com princípios de liberdade e ideais de solidariedade humana principalmente para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

Inicialmente, fazia parte de um projeto chamado “Casa dos Conselhos”, objetivando auxiliar na formação dos jovens e adultos da cidade de Araçariguama, fornecendo acesso à internet e treinamentos profissionalizantes.

O CID tem evoluído seus processos de ensino e apoio aos munícipes de Araçariguama durante todos estes anos, com professores especializados na área de informática, vem oferecendo cursos na área de tecnologia sendo INFORMÁTICA BÁSICA, INFORMÁTICA AVANÇADA, PLANILHA DE CÁLCULOS E EMPREENDEDORISMO DIGITAL, diminuindo a distância entre o computador e as pessoas.

Em 2022 teve mais de 520 alunos formados e 2023 completará 20 anos de trajetória com a volta dos cursos de idiomas INGLÊS E ESPANHOL.

Atentos às demandas sociais ofertarão ainda o CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA para os VENEZUELANOS, o objetivo do curso é promover um aprendizado da língua portuguesa que permita aos sujeitos comunicar-se em situações cotidianas de interação social como: apresentar-se, pedir informações, locomover-se pela cidade, fazer compras, procurar emprego, providenciar documentação, acessar os serviços públicos de assistência social, saúde e educação.

Nossas homenagens a todos os envolvidos neste valoroso trabalho.