ABRIL
02 DE ABRIL DE 2024

8ª Sessão Ordinária da Câmara de Araçariguama 02 de abril de 2024

O vereador Baixinho apresentou indicações com pedidos à prefeitura Municipal de Araçariguama, entre elas:

Indicação 73/2024 para que seja realizada a concretagem na Rua Copa, Distrito industrial; Indicação nº. 74/2024 solicitando a construção de uma quadra poliesportiva no bairro Igavetá, próximo às casas populares;

Indicação nº 84/2024 para que sejam instalados aparelhos de ar-condicionado nas salas e consultórios da UBS Terra Baixa;

Indicação nº 85/2024 para que sejam instaladas as câmeras de segurança no centro de convivência da Rua Paraíba (Lavapés) Jardim Brasil;

Indicações de nº 86 e 87 de 2024 para que seja feita a troca do gramado do campo e a limpeza do Lago do Parque da Mina do Ouro com urgência;

A vereadora Lili Marques em sua indicação de nº 82/2024 solicitou a manutenção do toldo de cobertura da Rampa da Emei da Praça da Bíblia;

O vereador Ademario Jesus Mendes apresentou indicação de nº 83/2024 e solicitou a realização de concretagem e colocação de guias da rua João Cerazza, Igavetá;

Por fim, o vereador Paulo Volcov apresentou indicação de nº 88/2024 onde solicitou providências que viabilizem a manutenção em áreas internas no setor de combate à Dengue do nosso município.

Todas as indicações podem ser acessadas por meio do link

Uso da Tribuna

O vereador Bahia utilizou a tribuna e pediu encarecidamente para que o departamento responsável por fiscalizar o trânsito (DEMUTRAN) atuasse com mais bom senso. Segundo ele os munícipes estão sendo multados em curtos períodos e sem breve aviso. Ele reconhece a importância do trabalho, as também expressou sua preocupação com os munícipes.

O Vereador Celso Ursulino, utilizou a tribuna para expressar solidariedade pelo dia mundial de conscientização sobre o autismo. Agradeceu ao Prefeito pelo trabalho feito com as concretagens nos bairros. O vereador também destacou a situação atual relacionada a Dengue que está atingindo muitas pessoas na cidade e enfatizou a importância da conscientização da população para aumentar os cuidados e evitar a doença. Pontuou que o sistema de saúde está sobrecarregado por conta dos vários casos de dengue, mas que isso acontecendo em todo sistema de saúde do estado de São Paulo.

O vereador Elton da Van e sua fala, lembrou que entre várias de suas indicações solicitou à Prefeitura que fosse feito uma cobertura na parte externa do PA e separados os atendimentos por patologias, para que maior organização e conforto dos pacientes em ambiente climatizado, com cadeiras para acomodação das pessoas. Hoje a maioria dos atendimentos que chegam ao Pronto Socorro apresentam sintomas da dengue. Ele lembrou também que o PA hoje atende pacientes de outros municípios que procuram por atendimento mais célere.

Elton lembrou que a prerrogativa do vereador é fiscalizar, conferir se os pagamentos estão sendo realizados, se na farmácia tem os remédios adquiridos e pagos conforme nota fiscal. O vereador conforta, dá atenção e às vezes atua no “corpo a corpo”, com humanidade. Elton declarou que tem muitas indicações em especial na área da saúde e espera mais agilidade para que sejam atendidas.

Ressaltou que a empresa terceirizada IGATS deve cumprir com o trabalho para o qual foi contratada, ofertando uma saúde de qualidade e funcional.

Sobre a questão do autismo, Elton lembrou que várias ações oriundas da Câmara de Vereadores para melhoria da qualidade de vida do autista foram realizadas, destacou o exemplo do Projeto Cordão de Girassol criado pela vereadora Professora Iara e do Projeto de Lei Empresa Amiga do Autista que já está funcionando em outras cidades, mas que precisa ser colocado em prática na cidade de Araçariguama.

A vereadora professora Iara Costa destacou que o mês de março foi de muito trabalho e que enviou ofício para a Secretaria de Educação narrando que existe uma lei de sua autoria que explana a importância de se trabalhar a questão das mulheres, por conta dos feminicídios, violências e assédios.

A vereadora parabenizou todos os professores que trabalharam o tema nas escolas do município de Araçariguama neste mês de março, esta geração que estamos formando será muito melhor! Ela também agradeceu a todos os funcionários envolvidos na carreta da mamografia, que se desempenharam inclusive aos finais de semana. Foram 523 exames de mamografia realizados no mês da mulher no município. Por fim a vereadora agradeceu a Deputada Bruna Furlan por atender seu ofício que solicitou a “Carreta da Mamografia” para Araçariguama e espera que nos próximos anos venham mais projetos como este para a cidade, porque quem ganha são as mulheres.

O vídeo na íntegra da Sessão Ordinária do dia 02 de abril de 2024 pode ser assistido na íntegra por meio do youtube no link a seguir: