História do Município

Araçariguama: principais fatos sobre a história do município

Conhecendo um pouco sobre a origem da cidade

Em 1560 houve a instalação da Vila São Paulo. Em 1570 houve a formação dos povoados nas terras paulistas pela fundação das capelas de Mogi das Cruzes e Santana de Parnaíba.
Em 1580 o povoado de Santana de Parnaíba é elevado a Vila. Enquanto a Vila de São Paulo passou a ter população oscilante, pois muitos homens que ali chegavam logo partiam para o interior em busca de riquezas, a Vila de Santana de Parnaíba tornou-se local de permanência, o que contribuiu para o surgimento de povoados nas proximidades, como exemplo Araçariguama.
Em 1590 o mameluco Affonso Sardinha, conhecido como Capitão-Mor de São Paulo de Piratininga, registra ter encontrado ouro de lavagem nas proximidades do Morro do Vuturuna, sendo este o marco histórico da formação de Araçariguama.
Em 04 de Dezembro de 1605, ele ergue uma Capela aos devotos de Santa Bárbara, (protetora dos mineiros) por ter sido descoberta mais uma área aurífera, que ficou conhecida como Morro do Cantagalo.

Entre 1625 e 1640, com a dispersão e fixação dos fazendeiros e bandeirantes de Santana de Parnaíba por áreas próximas, principalmente às margens do Rio Tietê, muitos desses bandeirantes paulistas aqui se fixaram, inclusive na Fazenda Novo Horizonte, onde atualmente funciona o Restaurante Casarão 54, mantendo o estilo arquitetônico intacto.

Em 1648 foi edificada a Capela de Nossa Senhora da Penha, onde Gonçalo Bicudo Chassin deu início ao vilarejo que mais tarde se tornaria o povoado de Araçariguama, sendo construída em taipa de pilão.

Em 1653 a Capela foi elevada à condição de paróquia e hoje é a matriz do município. A igreja localiza-se na área central do município e nas proximidades
do Morro do Vuturuna.

Entre 1650 e 1653 foi construída a Capela de Nossa Senhora da Conceição, na Fazenda Araçariguama, adquirida pelo Capitão-mor Guilherme Pompeu de Almeida. A Capela ficava nas de proximidades do Ribeirão do Colégio, onde hoje fica o Bairro do Rio Acima. Tornou-se a mais importante edificação religiosa do município, pois a família que mandou construí-la era possuidora de uma vasta região, indo de São Paulo às Minas Gerais.

Em 1688 foi edificada a Capela Nossa Senhora da Conceição pelo Padre Guilherme Pompeu de Almeida, tendo sido construída para atender as atividades religiosas dos administradores e escravos das fazendas da família, local hoje conhecido com Sítio dos Barboza.

Antes da emancipação

1844 -  Em 12 de fevereiro Araçariguama foi desanexada de Santana de Parnaíba e incorporada a Vila São Roque onde se tornou freguesia.

1874 – Em 16 de abril, pela lei nº. 43, foi elevada a município sendo desmembrada de São Roque. Mas não obteve autonomia administrativa.

1926 – Em 16 de abril, a empresa “Saint George Gold Mine”, obteve direito de exploração da Mina do Ouro, de onde eram extraídos cerca de 45 kg de minério em média por mês. Nesta data foi construída a sede da Casa da Fazenda São José, hoje sede da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho em Araçariguama.

1934 – O Presidente Getúlio Vargas, por Decreto Presidencial, fecha a Mina de Ouro de Araçariguama por desvio de minério. No mesmo ano, por Decreto Estadual, o município foi reduzido a Distrito de Paz.

1963 – Começou a ser construída a Rodovia Castelo Branco, sendo inaugurada em 1968 e que foi muito importante para o desenvolvimento de Araçariguama. Denominada “Autoestrada do Oeste, tinha finalidade de ser um novo caminho para Mato Grosso e Paraná. A rodovia contribuiu para o desenvolvimento de toda uma região do estado de São Paulo.

Emancipação

1991 – Em 19 de maio foi aprovado o plebiscito pela maioria da população, movimento liderado por Severino Alves Filho (Paraíba). Araçariguama reconquista sua autonomia política-administrativa e sua condição foi instaurada pela lei nº 7.644/91 assinada pelo governador Luiz Antonio Fleury Filho.

1992 – Em 03 de outubro houve a primeira eleição do município.

Prefeitos do município de Araçariguama

1993 – Em 1º de janeiro, o Sr. Severino Alves Filho toma posse como 1º Prefeito de Araçariguama, cumprindo seu mandato até 31 de dezembro de 1996.

1997 – Em 1º de janeiro, o Sr. Moysés de Andrade toma posse e cumpre seu mandato até 31 de dezembro de 2000.

2001 – Em 1º de janeiro, o Sr. Carlos Aymar Srur Bechara toma posse e cumpre seu mandato até 31 de dezembro de 2004.

2004 – O Sr. Carlos Aymar Srur Bechara foi reeleito e cumpriu seu segundo mandato até 31 de março de 2008.

2008 – O Sr. Raul Ribas assume o mandato em 1º de abril e cumpre até 31 de dezembro de 2008.

2009 – Em 1º de janeiro, o Sr. Roque Normélio Hoffman toma posse e cumpre seu mandato até 31 de dezembro de 2012.

2013 – O Sr. Roque Normélio Hoffman foi reeleito e cumpriu seu segundo mandato até 31 de dezembro de 2016.

2017 – Em 1º de janeiro, a Sra. Liliana Medeiros de Almeida Aymar Bechara toma posse e cumpre seu mandato até 07 de fevereiro de 2019.

2019 – O Sr. João Batista Damy Correa Junior assume o mandato em 08 de fevereiro até 21 de fevereiro de 2019.

2019 – A Sra. Liliana Medeiros de Almeida Aymar Bechara assume o mandato em 21 de fevereiro até 18 de outubro de 2019.

2019 – O Sr. João Batista Damy Correa Junior assume o mandato em 18 de outubro até 31 de dezembro de 2020.

2021 – Em 1º de janeiro, o Sr. Rodrigo de Andrade toma posse e cumpre seu mandato até o momento.

Nesse período a cidade passou por várias transformações, como: a vinda de indústrias, a implementação de novos comércios, revitalização da área central.

Também conta com pontos importantes para serem visitados como: a Praça Santos Dumont, Museu Parque Mina do Ouro e Sítio Ecolândia.

Documentos pesquisados: